Esse blog foi criado pelos multiplicadores do NTE de Maceió/AL com o intuito de divulgar as ações do núcleo no tocante à formação de professores da rede pública estadual, bem como facilitar a comunicação entre as instituições de ensino que visam discutir e aprimorar os conhecimentos tecnológicos, objetivando a melhoria da qualidade da educação em nosso estado.
TRABALHANDO COM TECNOLOGIAS
CURSOS DO PROINFO INTEGRADO
Promovido pela Secretaria de Educação Básica – SEB/MEC, integra o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado, voltado à formação de professores, monitores, coordenadores e gestores da educação básica de todo o país. Através dos NTEs, cada estado fica encarregado de promover a inclusão digital e social. Para os municípios a formação fica a cargo dos NTMs.
Modalidade: semipresencial
Início: 15 abril de 2013
O curso INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
Está organizado em oito unidades de estudo e prática, contendo os objetivos e as diretrizes de cada uma delas, textos para reflexão, atividades práticas, orientações de trabalho, referências recomendadas para aprofundamento dos estudos (em diversos formatos) e referências bibliográficas.
Contém um livro em formato digital, disponível para uso no microcomputador ou no tablet.
Carga horária: 60H
O Curso ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Visa capacitar os professores, monitores, coordenadores e gestores escolares para que eles possam desenvolver projetos a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na escola. Propiciando o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola.Carga horária: 40H
O CURSO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC -
Sofreu uma modificação na carga horária, antes de 100H passa a ter 60H, por isso está sendo reformulado pela equipe do Proinfo Integrado e em breve será disponibilidade no novo ambiente virtual.
O acesso ao curso se dá pela Internet diretamente através do Ambiente Virtual E-ProInfo mediante inscrição pelo endereço:
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
BREVE HISTÓRICO DA TRAJETÓRIA DO NTE DE MACEIÓ/AL
As capacitações com alunos e professores das escolas públicas de Alagoas, tinham, inicialmente, uma carga horária de 220 h/aulas. Como essa linguagem requer tempo que o indivíduo desenvolva condições de organização de suas idéias através da Ação-Reflexão-Depuração-Ação no seu processo de aprendizagem, a partir de uma reformulação da SEE/AL, essa carga horária foi reduzida para 120 e 80 horas, objetivando capacitar os professores num menor espaço de tempo. Significa dizer que, com essa redução tornou-se inviável o trabalho baseado na Linguagem de programação LOGO.
O NTE passou, então, a desenvolver as capacitações utilizando como ferramenta pedagógica, apenas os recursos existentes nas escolas, ou seja, os laboratórios de informática tendo como destaque a exploração dos aplicativos, possibilitando aos cursistas, a utilizá-los como ferramentas auxiliadoras no desenvolvimento das atividades pedagógicas, dando ênfase também a pedagogia de projetos.
Com a chegada da internet nos laboratórios escolares, o processo de trabalho do Núcleo de Tecnologia Educacional, tornou-se mais rico, visto que, passou-se a enfatizar também a pesquisa virtual, a interação via e-mails, blogs, fóruns, chats etc.
Devido a redução de multiplicadores e a expansão dos laboratórios nas escolas, mais uma vez, sentiu-se a necessidade de reduzir a carga horária das formações para 40 horas oportunizando os cursos na modalidade presencial e a distância.
Maria Arlene do Nascimento
Coordenadora do NTE de Maceió/AL
3 comentários:
É com imenso prazer e orgulho que integro a equipe pioneira deste Núcleo. Estamos nessa caminhada a uma década e se erramos, porém tivemos a coragem de mostrar "a nossa cara", acreditar no nosso potencial e lutarmos para que as Escolas fossem em buscar de um FAZER NOVO e não um fazer de novo.
É isso colega: o desafio foi grande mas hoje, podemos dizer que valeu e foi significante.
This is great!
Postar um comentário