TRABALHANDO COM TECNOLOGIAS

A inclusão da tecnologia como ferramenta pedagógica é mais uma forma de estimular o processo de ensino e aprendizagem, como também a participação do aluno diante da demanda social. Possibilita, ainda, a troca de informações e a construção do conhecimento.

CURSOS DO PROINFO INTEGRADO

Promovido pela Secretaria de Educação Básica – SEB/MEC, integra o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado, voltado à formação de professores, monitores, coordenadores e gestores da educação básica de todo o país. Através dos NTEs, cada estado fica encarregado de promover a inclusão digital e social. Para os municípios a formação fica a cargo dos NTMs.

Modalidade: semipresencial

Início: 15 abril de 2013

O curso INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL

Está organizado em oito unidades de estudo e prática, contendo os objetivos e as diretrizes de cada uma delas, textos para reflexão, atividades práticas, orientações de trabalho, referências recomendadas para aprofundamento dos estudos (em diversos formatos) e referências bibliográficas.

Contém um livro em formato digital, disponível para uso no microcomputador ou no tablet.

Carga horária: 60H

O Curso ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Visa capacitar os professores, monitores, coordenadores e gestores escolares para que eles possam desenvolver projetos a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na escola. Propiciando o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola.Carga horária: 40H

O CURSO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC -

Sofreu uma modificação na carga horária, antes de 100H passa a ter 60H, por isso está sendo reformulado pela equipe do Proinfo Integrado e em breve será disponibilidade no novo ambiente virtual.

O acesso ao curso se dá pela Internet diretamente através do Ambiente Virtual E-ProInfo mediante inscrição pelo endereço:

http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/web/main.jsp?url=http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/interativo/acessar_espaco_sistema/acessar.htm#pos/_/http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/academico/inscrever_usuario_curso/buscar_cursos_inscricao_aberta.htm?qtdTotalRegistrosPagina=10&paginaCorrente=2&cord=&bord=/_/end_pos/_/


quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

BREVE HISTÓRICO DA TRAJETÓRIA DO NTE DE MACEIÓ/AL

As formações no NTE de Maceió/AL tiveram início no ano de 1999, tendo como ponto de partida o estágio referente ao Curso de Formação de Formadores em Informática Educativa, sendo esse, iniciado no dia 16/11/1998 com uma turma de 25 alunos. Curso esse ministrado pela Universidade Federal de Alagoas, mais precisamente, o NIES - Núcleo de Informática do Ensino Superior. A princípio, foi adotada como linha norteadora a linguagem de programação LOGO, fundamentada nos diversos teóricos como: Seymour Papert, Piaget, Paulo Freire Dewey e Vigotsky. Vale salientar que o LOGO,leva o indivíduo a um processo de desequilíbrio cognitivo, estimulando-o à reflexão, conflitos e reestruturação dos seus pensamentos.
As capacitações com alunos e professores das escolas públicas de Alagoas, tinham, inicialmente, uma carga horária de 220 h/aulas. Como essa linguagem requer tempo que o indivíduo desenvolva condições de organização de suas idéias através da Ação-Reflexão-Depuração-Ação no seu processo de aprendizagem, a partir de uma reformulação da SEE/AL, essa carga horária foi reduzida para 120 e 80 horas, objetivando capacitar os professores num menor espaço de tempo. Significa dizer que, com essa redução tornou-se inviável o trabalho baseado na Linguagem de programação LOGO.
O NTE passou, então, a desenvolver as capacitações utilizando como ferramenta pedagógica, apenas os recursos existentes nas escolas, ou seja, os laboratórios de informática tendo como destaque a exploração dos aplicativos, possibilitando aos cursistas, a utilizá-los como ferramentas auxiliadoras no desenvolvimento das atividades pedagógicas, dando ênfase também a pedagogia de projetos.
Com a chegada da internet nos laboratórios escolares, o processo de trabalho do Núcleo de Tecnologia Educacional, tornou-se mais rico, visto que, passou-se a enfatizar também a pesquisa virtual, a interação via e-mails, blogs, fóruns, chats etc.
Devido a redução de multiplicadores e a expansão dos laboratórios nas escolas, mais uma vez, sentiu-se a necessidade de reduzir a carga horária das formações para 40 horas oportunizando os cursos na modalidade presencial e a distância.

Maria Arlene do Nascimento
Coordenadora do NTE de Maceió/AL

4 comentários:

j.waldecy disse...

É com imenso prazer e orgulho que integro a equipe pioneira deste Núcleo. Estamos nessa caminhada a uma década e se erramos, porém tivemos a coragem de mostrar "a nossa cara", acreditar no nosso potencial e lutarmos para que as Escolas fossem em buscar de um FAZER NOVO e não um fazer de novo.

Maria Arlene disse...

É isso colega: o desafio foi grande mas hoje, podemos dizer que valeu e foi significante.

www.ABnix.com.br disse...

Streaming de radio ShoutCast com auto-dj e hospedagem para sites e com melhor custo beneficio da internet so na ABNIX.com.br

Streaming para rádio - 200 ouvintes - Qualidade: 32 kbs - Auto Dj 1 Giga - R$ 10.90

Hospedagem para site - 250 gigas de espaço - trafego ilimitado - servidor nacional cpanel e linux - R$ 10,00

Hospedagem e Streaming de sites e criação de sites em joomla e word press, maceió alagoas e na abnix.com.br ou streaminghospedagem.com

Criação de Sites a Partir de 300 reias.

Ralf disse...

This is great!